top of page

FINALIDADE

A AMEDIIC - Associação Mediálogo - Investigação, Intervenção e Capacitação tem como finalidade a promoção de espaços de diálogo transversais onde se divulgam teorias, investigações e práticas relacionadas com a mediação, desenvolvem atividades de formação e difusão promotoras da mediação e prestam serviços de mediação atendendo às necessidades dos contextos em que esta é proposta ou solicitada.

OBJETIVOS

i) prestar serviços de mediação e formação, através de profissionais qualificados;
ii) desenvolver programas de educação para a paz e de prevenção de conflitos;
iii) gerar espaços comunicacionais para debater (no plano individual e 
organizacional) crítica, inovadora e construtivamente, diferendos e diferenças;
iv) promover a partilha e a reflexão em torno de teorias, investigações e práticas 
de mediação, aproximando os cidadãos à mediação;
v) divulgar experiências de mediação entre diversos contextos e atores sociais;
vi) reforçar a vertente política e emancipatória da investigação com o intuito de 
contribuir para a mudança e aprimoramento das práticas profissionais e dos contextos em que se desenvolvem, visando uma sociedade mais democrática, justa e humanitária;

vii) potenciar oportunidades de (re)conhecimento, afirmação e desenvolvimento da mediação.

VALORES

Conhecimento e Criatividade

O conhecimento difere de pessoa para pessoa. É fruto de um conjunto de informações, experiências, crenças, valores e insights próprias de cada indivíduo. No entanto, o conhecimento só se alcança com a criatividade de nos permitirmos, de forma flexível e aberta, abraçar múltiplos entendimentos e saberes.  

O conhecimento difere de pessoa para pessoa. É fruto de um conjunto de informações, experiências, crenças, valores e insights próprias de cada indivíduo. No entanto, o conhecimento só se alcança com a criatividade de nos permitirmos, de forma flexível e aberta, abraçar múltiplos entendimentos e saberes.  

Comunicação e Convivência

O comportamento humano comunica de diferentes formas: palavras, silêncios, gestos e/ou inércia. Comunicar pressupõe, portanto, a transmissão de informação de uma pessoa para a outra. Quando esta comunicação é positiva e bem compreendida permite-nos mergulhar em processos de convivência equilibrados e harmoniosos essenciais à vida em sociedade.

Diversidade e Inclusão

Valorizar a diversidade é valorizar todas as formas de ser, pensar, agir e estar. Uma cultura baseada na diversidade rompe estereótipos, cultiva princípios como a empatia, a escuta e a compreensão e promove a inclusão. A diversidade e a inclusão potenciam cada um de nós numa lógica positiva e construtiva.

Criticidade e Respeito

Vivemos numa era em que é imperativo ser crítico face ao ambiente e situações que nos rodeiam. Indagar, refutar e debater são fundamentos essenciais para o desenvolvimento de ambientes estimulantes de aprendizagem. Nestes ambientes deve prevalecer, em primeira mão, o respeito pelo outro. Apresentar, aceitar e reconhecer diferentes opiniões, valores e interesses é um dos primeiros passos para uma sociedade saudável e pacífica.

bottom of page